Alfabetização é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita. Ao exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita denomina-se Letramento que implica habilidades várias, tais como: capacidade de ler ou escrever para atingir diferentes objetivos (In Ribeiro, 2003, p. 91).
Portanto, o aprender a ler e a escrever não é apenas conhecer as letras e a decodificação das mesmas, mas saber usar este conhecimento nas formas de expressão e comunicação sendo estas reconhecidas, necessárias e legitimas em um contexto cultural.
O processo de alfabetização é bastante complexo podendo levar dois anos para de fato ser concluído, por isso há um período preparatório no qual deve ser respeitado, este dará suporte necessário a criança para que ela prossiga sem apresentar grandes problemas.
No processo de alfabetização poderá ocorrer algumas barreiras, para a criança enfrentar este período com sucesso é importante que esteja bem emocionalmente, também são pré-requisitos importantes o desenvolvimento da capacidade de concentração, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico e abstrato. Estes podem ser aprimorados com brinquedos e programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas informais, e tantos outros recursos. Toda e qualquer atividade estimula o cérebro, e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem.
As brincadeiras e jogos além de estimular desenvolvem a coordenação motora global, coordenação motora fina, a percepção sensorial e a concentração, por isso a criança deve brincar muito.
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